Como trabalhamos
Nosso processo de financiamento
Procuramos oportunidades para financiar projetos e organizações que estejam alinhadas a nossa estratégia nos países em que trabalhamos. Identificamos parcerias potenciais por meio de nossas próprias pesquisas e informações da nossa rede global. Atualmente, não aceitamos propostas espontâneas.
Fornecemos diferentes tipos e montantes de financiamentos, inclusive financiamento de base, irrestrito, que pode ser usado para despesas básicas e operacionais das organizações parceiras. Selecionamos a abordagem mais adequada, construtiva e de maior impacto para cada oportunidade. Essa flexibilidade nos ajudou a criar parcerias interessantes e diversas.
A seguir, descrevemos os quatro estágios de financiamento que costumamos seguir.
- Solicitação de informações da organização
- Primeira reunião
- Avaliação de alinhamento com nossa estratégia
- Discussão interna sobre a oportunidade
- Condução de avaliação maprofundada
- Solicitação de documentação adicional
- Verificação financeira e jurídica
- Esboço do pacote de financiamento
- Reunião de decisão (pode envolver uma apresentação virtual ou presencial por parte da organização parceira em potencial)
- Discussão sobre pontos estruturais do financiamento que ainda se mostrarem necessários e sobre relatórios de impacto
- Conclusão da revisão jurídica interna final
- Revisão e assinatura do contrato de financiamento
- Início da parceria
Estágio 1: Conversas iniciais
Uma vez identificada uma oportunidade, pediremos mais informações da parceira ou parceiro em potencial e marcaremos uma reunião para entender melhor a organização ou o projeto. Se identificarmos alinhamento com a nossa estratégia, analisaremos internamente a oportunidade e passaremos ao Estágio 2. Tentamos levar adiante apenas as propostas que tenham um forte alinhamento com a nossa estratégia, mas a aprovação neste estágio não é garantida.
Estágio 2: Diligência
Faremos uma avaliação mais profunda da oportunidade, incluindo conversas com a equipe da parceria em potencial, instituições financiadoras, bem como com outras iniciativas e organizações relevantes para informar nossa decisão. Também solicitaremos documentação adicional para fins de diligência. A extensão e a duração deste estágio dependerão do montante e do tipo do subsídio, bem como do conhecimento que temos da organização e do setor.
Em seguida, faremos um esboço do pacote de financiamento para nossa revisão interna. Esse pacote conterá maiores detalhes sobre o modelo operacional, a governança e a equipe da organização, juntamente com uma análise jurídica e financeira. Também incluirá as formas propostas de avaliação de desempenho e de impacto.
Estágio 3: Decisão do financiamento
Uma vez concluído nosso processo de diligência e avaliação, a decisão passará por um processo interno de aprovação. Para aportes volumosos ou complexos, realizaremos uma reunião do Comitê de Financiamento. O Comitê de Financiamento pode incluir integrantes da nossa Equipe de Liderança, incluindo o CEO; em alguns casos, também serão incluídas consultorias externas ou o nosso Conselho. Na reunião, poderemos pedir que a diretoria ou equipe da parceria em potencial apresente sua visão geral da oportunidade e responda a perguntas.
Se a nossa equipe aprovar a oportunidade, passaremos para o Estágio 4.
Estágio 4: Aprovação e contrato
Antes de finalizar a aprovação, consultaremos nossas equipes financeira e jurídica, bem como quaisquer especialistas que consideremos necessário, tais como consultorias externas. Uma vez concluídas as aprovações e os termos do financiamento, incluindo os acordos com a organização sobre a estrutura e os requisitos de apresentação de relatórios, nossa equipe jurídica fará a redação do contrato de financiamento. Também podemos envolver consultorias externas nesse processo. Enviaremos o contrato para revisão e assinatura da organização parceira – depois disso, a parceria pode ser iniciada.
A aprovação não é garantida em nenhum dos estágios. Se a oportunidade não for aprovada, tentaremos sempre explicar o motivo, fornecendo feedback objetivo e construtivo.
O que acontece em seguida?
Incentivamos a comunicação aberta entre todos os lados envolvidos durante toda a parceria. Durante o processo de financiamento, já entraremos em acordo sobre certas áreas em que poderemos ajudar a organização. Uma vez iniciada a parceria, nossas equipes programáticas agendarão reuniões de acompanhamento.
Programa de Apoio às Organizações Parceiras
Por meio do nosso Programa de Apoio às Organizações Parceiras, ajudamos a cultivar organizações resilientes, saudáveis, inclusivas e com uma boa rede de contatos. Isso pode envolver suporte não financeiro. As áreas comuns de apoio incluem:
- Questões de conselho e governança
- Diversidade, equidade e inclusão
- Captação de recursos
- Treinamento em liderança e gestão
- Rede de contatos
- Segurança holística
- Bem-estar organizacional
Ocasionalmente, este programa também poderá fornecer suporte financeiro, como, por exemplo, custeio de atividades de bem-estar.